terça-feira, novembro 22, 2011

A Vila das Marias e Anas


Durante essas semanas pesquisando, observando, e visitando a Vila Mariana, aprendemos também a admirá-la. São objetos, pessoas, arquitetura, ruas que contam histórias. Aliás, a Vila Mariana respira história. Decidimos então encontrar 20 objetos e imagens que significam para o Time da Arquibancada da Vila, esse bairro tão rico de cultura, e afeto.

Dentre as imagens selecionadas, apareceu um globo terrestre, daqueles escolares, isso significa para nós o tamanho da Vila Mariana, onde se encontra todos os tipos de pessoas, de vários lugares do mundo, que escolheram esse local para viver. A bandeja com o garçom representa, os profissionais tão especiais e simpáticos que encontramos nos bares e restaurantes, que têm o poder de transformar uma simples ida ao bar, em um programa mais agradável e divertido. A foto em preto e branco da mulher com um bebê, é em homenagem às famílias da Vila Mariana, tanto às que estão surgindo lá agora, quanto aquelas que estão há anos no bairro. A vitrola dourada representa a atmosfera vintage que sentimos no local. Os prédios em construção apareceram nas imagens pelo fato de percebermos o quanto a Vila Mariana ainda está crescendo e evoluindo apesar de seu rótulo de bairro tradicional de São Paulo.

Dentre outras imagens vimos também um carrinho de rolimã e figurinhas de futebol, que lembram as brincadeiras de infâncias das crianças que cresceram por lá. Os objetos como a cadeira de balanço e a chaleira, nos remetem ao universo “família” e casa da “vovó” que a Vila nos traz, assim como a válvula hidra, usualmente presente nos banheiros de casas antigas.

Como já dito, há outras imagens que nos remetem ao sentimento “casa de vó”, como a cristaleira de madeira antiga e o jardim de girassóis com a cerca branquinha, que, além disso, nos remete a um aspecto interiorano presente em muitas casas da Vila. Outra imagem é a do vinho, que faz referencia a vida boemia da Vila com seus tradicionais bares.

Ainda referindo-se a atmosfera vintage, o azulejo português, sendo o mais conhecido azulejo, representa todos estes presentes nas casas antigas, estas contam e exalam histórias e curiosidades da Vila; os tijolos vazados fazem uma mistura do antigo com o moderno, mostrando a evolução da arquitetura, do bairro e das construções, revelando o contraste do velho e novo, do rebuscado e simples. Para não esquecer das muitas vilas por lá, o varal e vassoura representam o estilo de interior, onde, no quintal destas, há varais feito com arame e a vassoura simples, para serem usadas como superstição atrás da porta, ou deixar a casa sempre limpa para as visitas. Observando a imagem do perfume da Avon, o vidro com este design, feito de cristal, é possível imaginar sua fragrância, que era usado por todas as senhoras, e, hoje, este cheiro é nostálgico, traz lembranças boas, ótimas risadas e histórias, assim como nossa querida Vila, acolhedora como o aroma do perfume.

Esses objetos carregam consigo os mais belos registros de um bairro. São histórias, peculiaridades, lembranças e saudades que descrevem a identidade da Vila Mariana. Que apesar de evoluir junto as transformações do mundo moderno, com novidades tecnológicas, produtos e serviços, como representado através do porta bilhete único, que acaba interferindo e modificando sua rotina, este bairro soube conservar sua tradição e costumes, pois ainda há o prazer de fazer compras em feiras livres com as típicas sacolas de feiras e sentir o aroma do café fresquinho que saem pelas janelas das nossas queridas Maias e Anas.