quinta-feira, setembro 29, 2011

Do Matadouro à Cinemateca ... Da praga ao Instituto ...

Com tantos lugares para se visitar na Vila Mariana, dois me chamaram a atenção e creio que chamarão a de vocês também. São lugares marcantes na história de São Paulo e trazem uma enorme bagagem cultural.

Em 1887 começou a funcionar o Matadouro Municipal, até que em 1927 foi fechado. E, durante muitos anos os galpões do matadouro foram utilizados de diversas maneiras, sendo muitas vezes desfigurados e perdendo as características arquitetônicas originais, porém, isso contribuiu para que a região fosse povoada.

Desenho de Andrea Aly.
Então, em 1940, criaram no antigo Matadouro o Clube de Cinema de São Paulo, fundado por estudantes do curso de Filosofia da USP. Logo após, o Clube foi fechado pela polícia do Estado Novo. Com muita persistência,  na década de 80/90, a Prefeitura cede à área para a Cinemateca e é incorporada ao governo federal como um órgão do Ministério da Educação e Cultura e atualmente está ligada à Secretaria do Audiovisual, hoje é tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.

No local há uma vasta programação de eventos culturais e um dos maiores acervos de filmes da América Latina está lá. Seu principal objetivo é difundir a cultura cinematográfica e oferecer informações.


Para você que é Italiano ou simplesmente não conhece a Cinemateca Brasileira, vale a pena conhecer e admirar a arquitetura do século XIX, se distrair e prestigiar a cultura e talento nacional! 



Outro local marcante na história do desenvolvimento da Vila Mariana é o Instituto Biológico. Sua construção foi iniciada em 1928 e concluída em 1945 em estilo art déco, e o principal objetivo era de controlar uma praga que infestava e devastava os cafezais e, mais tarde, muda-se o objetivo, criar uma instituição para a biologia, se espelhando no Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para a saúde do homem.

Em 1954, começaram a plantar café no terreno do Instituto, duas mil mudas foram semeadas e usadas para estudos e pesquisas, controle e monitoramento de pragas. A plantação foi diminuindo e, em 1984, foram plantados novos pés de café. Nos anos 2000, este passa a ter um sentido para estudantes e turistas, que aprendem sobre a história do café, grão e pragas.


Inspiradas nas cidades francesas que marcam a abertura da safra anual da uva, no mês de maio com festa, o Instituto faz a mesma coisa com café, todo ano é realizado uma cerimônia para simbolizar o início da colheita do café paulista, sendo apoiado pela Câmara Setorial do Café. Este evento conta com cerca de 350 convidados, são eles pesquisadores, consumidores de café, cafeicultores e professores.

Atualmente, o Instituto é referencia nacional na área de pesquisa agrícola, com forte atuação na pós-graduação e formação de cientistas. Também Abriga os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal, Vegetal e Proteção Ambiental, além do Museu do Instituto Biológico, do Centro de Memória, biblioteca com mais de 100 mil volumes.
http://www.flickr.com/photos/carloscastejon/455313337/in/set-72157600481933353

E você que é Italiano e apaixonado por café, não deixe de experimentar o típico café brasileiro cultivado na nossa querida Vila!






Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Clementino - SP - São Paulo
CEP 04021-070
(11) 3512-6111 / contato@cinemateca.org.br

Instituto Biológico
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
Vila Mariana - São Paulo - SP - Brasil
CEP 04014-002
Telefone: (11) 5087-1700 (PABX)
Fax: (11) 5087-1796
e-mail: dg@biologico.sp.gov.br

quarta-feira, setembro 28, 2011

Como tudo começou...




Localizada na zona Sul de São Paulo, sexta maior cidade do planeta, a história da Vila Mariana começa por volta de 1770 de acordo com os registros do livro “O bairro de Vila Mariana”, escrito por Pedro Domingos Masarolo, quando era chamada de “Meio Caminho do Carro”. O local era constituído de vários sítios, e em muitos deles escravos chegaram a ser castigados. Chamava-se “Caminho”, porém não passava de picadas feitas no meio de matas e florestas, eram trilhas para a passagem de carros de boi e bestas, feitas pelos homens que tinham ido à procura de ouro e bugre para escravizar.
Consta-se que os primeiros moradores vieram do Taboão, por volta de 1820 e se estabeleceram onde hoje é a caixa d água do bairro, segundo o testemunho de imigrantes europeus chegados em 1878. Dizia-se que durante a Guerra do Paraguai, o local servia de descanso às tropas vindas do interior em direção a Santos.
Por volta de 1840 os serviços públicos apareceram, e surgiram novas estradas. As vilas se aproximaram da cidade, com isso a miséria e a ignorância se afastaram do povo e dos lugares.
Em 1850 o local passou a ser chamado como “Cruz das Almas”.
O primeiro grupo de estrangeiros a se fixarem na Vila Mariana foi de italianos, vindos do norte da Itália, em 1878. O sobre nome de algumas famílias encontradas aqui era Verdi, Moreti, Pauleti, Modesto, Cusin, Noce, Stopa, Botecchia. Com a vinda desses imigrantes, o bairro passou a ser conhecido como “Colônia”.
Em 1886, a construção da estrada de ferro que saia da Liberdade e ia em direção a Santo Amaro, passando pela Vila Mariana, fez com que o bairro passasse a ter um fluxo maior de pessoas.
O batismo do bairro com o nome de Vila Mariana, foi feito por um cidadão descendente de franceses e portugueses, chamado Carlos Eduardo de Paulo Petit. Homem de boa cultura e muitos conhecimentos, logo conseguiu a localização de uma escola pública no bairro onde sua esposa Maria começou a lecionar. O casal construiu uma casa na Rua Vergueiro, de frente para o lugar onde hoje é a caixa d água. O bairro então passou a ser efetivamente conhecido por Villa Marianna por causa da junção dos nomes da esposa e da mãe de Carlos Peti, Maria e Anna respectivamente.
Em 1888 o bairro já havia progredido bastante, mas só em 1896 que o distrito de Vila Mariana foi reconhecido oficialmente. Em 1900 se estabeleceram no bairro, portugueses e em 1903 chegaram alemães na Rua José A. Coelho, onde fundaram uma escola alemã.
O abastecimento de água começou entre 1915 e 1917, e entre os anos de 1918 e 1920 o bairro possuía várias fábricas, como de fósforo, chocolate, cerveja, banha, salame, piano, sabão, entre outras coisas.
Após 1924 surgiu o transporte público no bairro. Entre os anos de 1930 e 1940, o bairro já estava bem desenvolvido, possuía poucas áreas vazias e ruas surgiam cada vez mais. O local transformava-se em uma zona de hospitais, indústrias e laboratórios farmacêuticos.


Hoje a Vila Mariana constituída de 123 618 moradores, e é caracterizada com um bairro de classe média, com perfil tanto residencial como também comercial. É uma região tradicional, charmosa, e com muita história.


Fonte:
“O bairro de Vila Mariana”- Pedro Domingos Masarolo, 1971
“450 bairros- São Paulo 450 anos”- Levino Ponciano,2004, Editora Senac
Fotos: Cecília Loretto Lochagin

Agradecimentos à Sala Coleção São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, onde essa pesquisa foi realizada por meio do acervo do local, e à Norma Shizue Haru, que me auxiliou durante a pesquisa.




terça-feira, setembro 27, 2011

Futebol + moda + Vila Mariana = Pizza!


Sejam mais que bem-vindos ou melhor dizendo, benvenuto ao Arquibancada da Vila!
  Dedicamos este blog especialmente para os nossos amigos italianos, para que possam ir conhecendo o Brasil e para que já se sintam em casa para a copa de 2014!
Escolhemos o bairro da Vila Mariana, como casa e mostraremos o melhor da Vila.
Aqui não só os italianos, mas você também poderá descobrir histórias, curiosidades, um pouco de moda, cultura brasileira, gastronomia, arte e claro, FUTEBOL.


E como tanto no Brasil, como também na Itália, tudo acaba em pizza, segue uma dica saborosa de uma pizzaria do bairro, muito aconchegante, a Quintal do Bráz.
Ela surgiu da já tradicional pizzaria Bráz, um lugar para reunir os amigos e comer muito.
Inaugurada em maio de 2006, a pizzaria Quintal do Bráz conquistou a cidade com suas deliciosas pizzas, dentre elas a famosa Carola, uma novidade no mercado, meio pizza meio calzone!!


Se você está lendo este post e ficou com fome liga lá, eles ficam abertos de segunda à domingo das 18h00 às 00h00 e você ainda pode fazer o pedido online.


Vai lá: Rua Gandavo, 447 - Vila Mariana, São Paulo / SP
(11) 5539-4911 ou (11) 5082-3800


http://www.quintaldobraz.com.br   

segunda-feira, setembro 26, 2011

Prepare-se para viver as melhores emoções de 2014!

   O Brasil espera receber no mês da Copa de 2014 cerca de 500 000 turistas. Isso significa que emoção e diversão não irá faltar!!!

  Quando se trata de futebol, não há no mundo lugar melhor para sentir na pele essa adrenalina de ser torcedor, sentir o coração bater mais forte, a pulsação aumentar, o coração acelerar, a boca secar, os nervos ficam a flor da pele. Isso é "vestir a camisa"!!

  No país dos grandes "craques da bola" como Pelé, Zico, Romário, Ronaldo "O fenômeno", Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Neymar, entres outros grandes jogadores que levam a torcida ao delírio, com seus passes de bola, garra e a sede pela vitória...

É assim que você se sentirá! Serão 28 dias de pura emoção, adrenalina e diversão!!

  Venha descobrir o povo mais caloroso do mundo, na cidade de São Paulo e  descubra nossa tão querida Vila Mariana. Um dos bairros mais tradicionais dessa grande metrópole,  considerado também um bairro nobre, possui uma boa localização, e fica perto de hospitais (públicos e particulares), centro de comércio,espaços para lazer, shoppings entre outros.

  Sua oportunidade de participar do maior evento de 2012, no país do futebol, e ainda conhecer de perto a cultura brasileira que vai além de uma "pelada".


  Aqui você apreciará nossos costumes,  o verdadeiro Samba, belas mulheres e o paladar da  gastronomia típica brasileira.

E nós da Arquibancada da Vila estaremos à  te servir, oferecendo-lhes as melhores dicas, serviços e roteiros. Para que seus dias na nossa aconchegante Vila, se transformem em uma experiencia jamais vivida antes! 


Prepare seu passaporte...
pois você acaba de descobrir o melhor guia para sua Copa do Mundo de 2014!!!!