quinta-feira, outubro 13, 2011

Sabores da Vila Mariana

A cidade de São Paulo não é considerada apenas um grande centro econômico e cultural, mas também a capital gastronômica do Brasil. Aqui você come o que tiver vontade, na hora que quiser. Para os leitores interessados em ambiente bacana, gente animada e bonita, e ótima comida, aqui vão algumas dicas:



-O Brazeiro
Seguindo a mesma receita desde a inauguração, o restaurante mantém o sucesso do galeto na brasa. Aos fins de semana clientes fiéis lotam seus dois salões em busca do prato, que é a especialidade da casa. O ambiente preserva a mesma decoração e simplicidade da década de 70, quando foi inaugurado. Nos dois salões – o menor deles só abre aos finais de semana - é possível encontrar mesas antigas, galos desenhados nas paredes e as típicas toalhas xadrez.
O item mais procurado é o galeto na brasa acompanhado da porção de polenta frita, mas também é possível encontrar uma boa variedade de carnes. As peças são assadas em grandes churrasqueiras para atender a demanda de pedidos, 25 mil por mês. Todos os pratos são acompanhados por farofa e vinagrete.


Principais Pratos: Galeto na brasa, Picanha, Espeto Misto (contra-filé, lombo, calabresa com bacon, tomate e cebola).


Endereço: Rua Luís Góis, 843 – Vila Mariana - São Paulo – SP


- Graça Mineira
O restaurante Graça Mineira foi aberto em 1993. Nos fins de semana, os clientes se amontoam na entrada do restaurante, à espera de uma mesa dos 160 lugares oferecidos em busca de porções fartas, coloridas e saborosas. Há também mesas ao ar livre sombreadas por árvores. Durante a semana, executivos da região dominam os dois andares da casa na hora do almoço. De noite, no jantar, casais ou grupos de amigos vêm também desfrutar a varanda de sapé e tomar um chopp bem gelado (ou cervejas nacionais). Caipirinhas especiais com cachaças selecionadas de Minas, acompanhadas de fartas porções: torresmo, mandioquinha, pastelzinho, polenta, bolinhos, carne-de-sol, linguiça, picanha e outras. Os principais pratos da casa são: leitão à pururuca, feijoada, costelinha à mineira, tutu de feijão, feijão tropeiro, e muitas outras delícias.







O endereço é Rua Machado Bitencourt, 75- Vila Mariana- SP- (Metrô Santa Cruz).





- Veloso
O Veloso Bar, localizado no bairro da Vila Mariana, leva o mesmo nome de um famoso bar no Rio de Janeiro. O Veloso Bar carioca era frequentado por Vinícius de Moraes e Tom Jobim, e foi lá que a dupla viu pela primeira vez a garota de Ipanema, a Helô Pinheiro.Inaugurado em 2005, o bar homenageia a dupla de compositores e tem em sua decoração uma viagem ao passado, com imagens antigas de músicos e de futebol nas paredes, além de itens de colecionador, como uma camisa do Juventus, time da Moóca, da década de 80.O grande atrativo do bar são as caipirinhas. O responsável pelo sucesso é o bartender Souza, que faz caipirinhas para todos os gostos, da tradicional de Limão até as mais diferentes, como a de Tangerina com Pimenta Dedo-de-Moça. Além das caipinhas, a casa oferece um geladíssimo chopp Brahma, que faz muito sucesso como as caipinhas.O cardápio é aquele clássico de botequins, que vai desde a coxinha de frango com catupiry ( bolinho frito recheado com frango desfiado e bem temperado) até a suculenta Feijoada, ambos super disputados na casa.

“Conhecido pelas coxinhas com catupiry e pelas sensacionais caipirinhas do barman Souza, o boteco da Vila Mariana também ganhou projeção pela feijoada de gostinho caseiro. Rico em sabor, o substancioso cozido tem bom equilíbrio entre feijão-preto e pertences. Acompanhamento perfeito são as caipirinhas, entre elas a de caju com limão, a de jabuticaba e a de tangerina com pimenta dedo-de-moça”Revista Veja São Paulo (setembro de 2009)
Endereço: Rua Conceição Veloso, 56 - Vila Mariana - São Paulo - SP














Semana que vem tem mais dicas saborosas...






0 comentários:

Postar um comentário