quinta-feira, novembro 17, 2011

Mais ruas da Vila


 Continuando o post da semana retrasada,  trago aqui história de mais dois nomes de ruas da Vila ...


Filho de imigrantes italianos, estudou e se formou em sua cidade natal, em 1910, lecionou aulas em diversas escolas de cidades interioranasnasceu em Piracicaba e formou-se na Escola Normal dessa cidade em 1910. Já em 1913, foi para Belém, no Para fazer um curso na Escola de Marinha, no ano seguinte voltou para o interior e continuou a lecionar. Trabalho em redações de jornais, foi Diretor-Geral do Ensino do Estado, escritor, entre outros...
Casou-se em 1917 em Porto Ferreira com Maria de Oliveira Mennucci e teve cinco filhos. Faleceu em 1948, na Vila Mariana, onde sempre morou durante sua vida na capital paulista, vítima de uma rara doença chamada "pressão alta maligna", com apenas 56 anos. Morava na rua Capitão Cavalcanti, então, para homenagea-lo quiseram mudara o nome desta rua para o seu, mas, na época não  podia alterar rua que já homenageasse outra pessoas (lei da época), mudaram o nome da rua Araxans, que ficava ao lado.




Noé Azevedo: Advogado, jurista e professor de Direito, presidente emérito da OAB-SP, teve a mais longa gestão. Em seu comando, fez várias mudanças, apoiou os advogados, lutou por direitos dessa profissão. Devem-se a Noé Azevedo, entre muitas contribuições e realizações, a lei que concedeu honorários aos advogados dativos, a dinamização da CAASP, a criação das Salas do Advogado, entre outros.




E ainda tem mais ruas com nomes de professores que marcaram a história do Brasil e São Paulo!!!!



É, realmente, a Vila tem muita cultura para nos oferecer, até suas ruas levam nomes de intelectuais, ô bairro culto!!!

0 comentários:

Postar um comentário