quinta-feira, novembro 03, 2011

Ruas da Vila recheadas de cultura


Interessado em curiosidades sobre os nomes das ruas mais famosas da nossa querida Vila? Então leia o post e mate quem te mata: a curiosidade.

As ruas mais famosas citadas hoje, são: Rua Domingos de Moraes, Rua Carlos Petit, Rua Dr. Alvaro Alvim, Rua Sena Madureira e Rua Madre Cabrini.



Domingos Correia de Morais, nasceu em 12 de maio de 1851, em Tietê, e morreu  em 15 de dezembro de 1917 em São Paulo, era engenheiro civil e político brasileiro. Formou-se en 1877 na Universidade Cornnel (EUA) e com a Proclamação da República, inicia sua carreira política, tendo sido vereador de São Paulo, deputado estadual por dois mandatos, senador estadual e vice-presidente do estado.
Assumiu a presidência de São Paulo por alguns meses, de 13 de fevereiro a 3 de julho de 1902 e também durante alguns meses no ano de 1903, quando passou o governo de São Paulo para Bernardino de Campos.


Carlos Eduardo de Paula Petit era coronel da guarda nacional e criador do nome Vila Mariana, foi um dos homens mais importantes do bairro, era muito bem quisto na região, foi vereador, e quando precisavam de orientações ou auxílios era a ele que a população recorria, era o juiz de paz.




Álvaro Freire de Vilalba Alvim foi o pioneiro da radiologia no Brasil. Formou-se em medicina na Bahia, em 1887, anos depois, em 1896 fez especialização em Física Médica na França. Então, voltou ao Brasil e instalou um consultório de fisioterapia no Rio de Janeiro, com a mais moderna tecnologia vinda da Europa, tornou-se também uns dos pioneiros da fisioterapia em terras tupiniquins. Fundou e dirigiu a Assistência ás Crianças Pobres, o Instituto de Eletricidade, o Instituto de Eletrologia e Radiologia.
Dr. Álvaro foi pioneiro da eletroterapia, da radiologia e da radioterapia no Brasil. A ele se deve a aplicação prática, das descobertas de Roentgen e processos e equipamentos desenvolvidos com Madame Curie.
Suas pesquisas com materiais radiativos fizeram com que se contaminasse e adoecesse. Foi perdendo os dedos, um a um, em ambas as mãos em virtude de lesões ocasionadas pelos raios X e o rádio. Pouco antes de falecer, já com uma mão amputada, foi condecorado com a Medalha Humanitária, pelo presidente Artur Bernardes. É considerado o Mártir da Ciência Brasileira.


 

Antônio de Sena Madureira nasceu em 1841 em Recife, e morreu no Rio de Janeiro, em 1889. No início de sua carreira, participou da Guerra do Paraguai, era militar brasileiro início. Abolicionista, teve importante papel em acontecimentos da fase final do Império do Brasil, sobretudo na Questão Militar. Em 1887, estudantes ovacionam Deodoro da Fonseca e o tenente-coronel Antônio de Sena Madureira, sendo que o primeiro foi exonerado por não ter punido o segundo, que acabara de se demitir do exército, por emitir opiniões políticas.






Santa Francisca Xavier Cabrini nasceu em Sant'Angelo Lodigiano (Lombardia/Itália) em 15 de julho de 1850 e morreu na  Itália no dia 22 de dezembro de 1917, conhecida como Madre Cabrini ou "Mother Frances Xavier Cabrini" (para os de língua inglesa), foi a primeira cidadã estadounidense a ser canonizada.
Era a caçula dos treze filhos de Agostino Cabrini e Stella Oldini, nasceu prematuramente, sua saúde foi sempre delicada. Tomou votos religiosos em 1877, convertendo-se na Madre Superiora do orfanato Casa da Providência em Cadogno, onde também era professora.
Em 1880 o orfanato foi fechado e ela se converteu em um dos sete membros fundadores do Instituto dss Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus. Apesar de seu sonho ser trabalhar como missionária na China, o papa Leão XIII lhe enviou a Nova Iorque em 31 de março de 1889. Ali teve permissão do arceobispo Michael Corrigan para fundar um orfanato, a primeira das 67 instituções que fundou em Nova Iorque, Chicago, Seattle, Nova Orleans, Denver, Los Angeles, e outros países da América do Sul e Europa.
Naturalizou-se cidadã estadounidense em 1909. Faleceu de malária no Hospital Columbus de Chicago. Seus restos se encontram enterrados na Escola Madre Cabrini, em Manhattan, Nova Iorque.
Foi beatificada em 13 de novembro de 1938 e canonizada em 7 de julho de 1946 pelo papa Pio XII. Santa Francisca Xavier Cabrini é a santa patrona dos imigrantes. O milagre que fundamentou sua beatificação foi a restauração da visão a uma criança que havia sido cegada por um excesso de nitrato de prata nos olhos. O milagre de sua canonização foi à cura de uma freira, doente terminal.
Primeira Igreja a ser Fundada no Brasil para Santa Madre Cabrini localiza-se em São Carlos-SP.


E semana que vem tem mais curiosidades sobre outras ruas importantes. Não perca!

0 comentários:

Postar um comentário