quarta-feira, outubro 05, 2011

Arte na Vila Mariana










São Paulo é uma metrópole onde tudo o que tem de bom no Brasil se encontra aqui, como arte, gastronomia, arquitetura antiga e contemporânea, eventos e muito mais. E foi exatamente nessa cidade, mais precisamente na Vila Mariana que o artista lituano, Lasar Segall, escolheu para viver, casar, e dar continuidade à sua obra.
Lasar Segall nasceu em 1891, na Lituânia, estudou pintura na Alemanha , e em 1924 passou a residir no Brasil. Em 1932 fixou residência na Rua Afonso Celso, na Vila Mariana, em uma casa construída por seu concunhado Gregori Warchavchik. Lasar produziu muitas obras, entre elas, esculturas, pinturas, desenhos, e gravuras. Morreu em 1957.



Em 1967 sua residência tornou-se um museu, abrigando suas obras. O projeto foi idealizado por sua viúva Jenny Klabin Segall. Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM do Ministério da Cultura , como unidade especial.
Além de seu acervo museológico, o Museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas monitoradas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária, projeção de cinema, e ainda abriga uma ampla biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.




O local funciona de terça-feira à sábado, e feriados, das 14h às 19h. Domingos das 14h às 18h, na Rua Berta, 111, Vila Mariana, São Paulo. Entrada gratuita.


Fonte: http://www.museusegall.org.br/index.asp






0 comentários:

Postar um comentário